quinta-feira, 28 de março de 2013

A Páscoa - Sara

A Páscoa é uma celebração religiosa que comemora a ressurreição de Jesus Cristo.

Os Cristãos celebram a ressurreição de Jesus Cristo, sendo a data conhecida como Domingo de Páscoa. De acordo com a Bíblia, após a crucificação de Cristo, celebrada na Sexta-Feira Santa, Cristo ressuscitou no terceiro dia após a sua morte.
A data serve como momento de reflexão, em homenagem à vida e morte de Cristo, e de agradecimento e glorificação do seu sofrimento.

A Páscoa é celebrada também pela reunião da família, sendo um momento de confraternização e de alegria.


A PÁSCOA EM PORTUGAL

Em Portugal, a população católica recebe a visita do compasso pascal no Domingo de Páscoa.
O compasso é composto por um grupo de fiéis católicos que percorrem as ruas com uma cruz e um pequeno sino a anunciar a sua chegada. Quando convidados pelos habitantes a entrar nas casas, benzem a casa e moradores, anunciando a boa nova da ressurreição de Jesus Cristo.

Nota:
7 dias antes da Páscoa é o Domingo de Ramos, um dia dedicado aos padrinhos e madrinhas. Os afilhados oferecem flores ou plantas aos seus padrinhos e madrinhas e estes retribuem com o "folar", ou seja, a prenda da Páscoa.


PÁSCOA *-* _Daniela Magalhães

Bom dia caros amigos do CEERIA.
Hoje vou falar da Páscoa. Dizem que a Páscoa vem de origem religiosa do latim Pascae.
Pois bem, tem uma figura do coelho que simboliza a fertilidade e os ovos da Páscoa (Chocolates, enfeitos), também no contexto da fertilidade e da vida.
Pois agora direi a minha opinião quanto à Páscoa: acredito que a Páscoa vem da origem cristã, mas não sou cristã, para mim significa outra coisa, que não esse simbolismo.
pra mim, o significado da Páscoa é ter a família unida, almoçar, jogar às cartas, conviver em união  Por vezes, existem coisas que me entristeçam  do tipo é preciso épocas destas (a Páscoa, o Natal) para ver a família toda junta. Apesar de não ser cristã, acredito nas coisas boas que a religião trouxe. 
Muitas pessoas não sabem o que é a Páscoa, de onde vem, porquê... Eu também não sabia até hoje pesquisar  mas por mais que tenha visto o significado, pra mim será o significado que eu própria criei, na minha alma, momentos profundos, onde tudo acontece, tudo é possível. 
Não se deve à época o ato de perdoar, de oferecer, de conviver, de viver.
Gosto de dar sem serem precisos aniversários, épocas; gosto de dar e ver aquela cara sorridente a brilhar por uma prenda ter sido dada sem motivo algum, apenas porque gosto da pessoa.
O sentimento é algo que se deve mostrar todos os dias.
E assim ficarei por aqui. Desejo-vos uma boa Páscoa, não comem muitos ovinhos, olhem os dentinhos!
Até à próxima quinta-feira com outro tema..... =)

 

Desejo uma Páscoa feliz a todos -Adriana Rodrigues





A Páscoa é uma época feliz, onde deliciamos amêndoas de todo o tipo, ovos de chocolate e folares.






            É tempo da família estar toda reunida!