quinta-feira, 21 de março de 2013

HOJE, 21 DE MARÇO 2013...DIA MUNDIAL DA SÍNDROME DE DOWN



Numa célula normal de um ser humano existem 46 cromossomos divididos em 23 pares, já a pessoa que nasce com Síndrome de Down possui 47 cromossomos.

Você conhece ou tem algum amigo com Síndrome de Down?

Se não conhece, pelo menos já deve ter ouvido falar que todos que nascem com essa síndrome, possuem características iguais como os olhinhos puxados, além do processo de aprendizagem que requer um pouco mais de atenção.
Infelizmente, hoje em dia ainda há muito preconceito. Uma das ações que podemos contribuir para diminuir a exclusão da pessoa com síndrome de Down é o convívio social. Se você conhece, ou vier a conhecer alguma criança com Down, faça com que ela se sinta à vontade com os seus amigos, seja na escola, ou em qualquer outro lugar.

O dia 21 de março é uma data importante: é comemorado o Dia Internacional da Síndrome de Down. 
A Síndrome de Down é um acontecimento genético natural e universal. Isso quer dizer que a síndrome não é resultado da ação ou do descuido de mães ou pais, como muitos pensam. E nem é uma doença. Ela é causada por um erro na divisão das células durante a formação do bébé (ainda feto). Só para você ter uma ideia, de cada 700 bebés que nascem, UM tem Síndrome de Down. Por isso, qualquer mulher, independentemente da raça ou classe social pode ter um bébé Down.

O dia 21 de Março foi escolhido pela associação "Down Syndrome Internacional" para ser o Dia Internacional da Síndrome de Down em referência ao erro genético que a provoca. Todo mundo tem 23 pares de cromossomas. Quem tem Down tem três cromossomas no par de número 21 (daí a data 21/03).



1 comentário:

  1. Está muito mas muito fixe esta informação que tu aqui foste pôr neste blogue do Ceeria!!!

    Assinado: Zé Carvalho

    Data:21/3/2013

    Hora:11:24
    Um ganda abraço!!! :) :) :) :) :) :)

    ResponderEliminar